domingo, 21 de novembro de 2010

Princípios e Metas da Psicomotricidade Infantil

É essencial que todas as Instituições Escolares explorem e abusem da Psicomotricidade. Pois nesta etapa tão importante, a Educação Infantil, a maior parte da aprendizagem é com a exploração e o conhecimento do corpo.
Deve-se reconhecer que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade, nada mais é, do que a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.


Segundo Pablo Zevallos, a psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).
- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
- Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
- Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.
- Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.
- Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.
- Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário